
A Constelação é uma abordagem terapêutica que nos ajuda a compreender e transformar os padrões emocionais e familiares que afetam nossas vidas de forma negativa. Com base na compreensão de que somos todos parte de sistemas interconectados, ela busca promover harmonia e equilíbrio nas relações. No Instituto, realizamos sessões individuais, de casal e em grupo, para que você possa vivenciar esse processo de maneira profunda e personalizada. Venha conhecer mais sobre essa prática transformadora!
A Constelação Sistêmica Familiar é uma abordagem terapêutica desenvolvida por Bert Hellinger, com base na compreensão de que todos somos parte de sistemas organizados de pessoas, sejam familiares, profissionais e sociais. Todos possuem suas dinâmicas próprias, cada membro ocupando lugar específico e nas relações entre eles, influenciam profundamente a própria e as outras vidas, as nossas escolhas e até nossos padrões emocionais.
A prática de Constelação Sistêmica como terapia integrativa e complementar busca identificar e desfazer padrões que estejam afetando a harmonia e o bem-estar do sistema familiar, muitas vezes de forma inconsciente. Ao permitir que sentimentos, traumas e conflitos ocultos sejam trazidos à tona, proporciona o restabelecimento do equilíbrio nos relacionamentos familiares e pessoais, o que significa encerrar ressonâncias que aparecem especialmente em situações repetitivas. Com o auxílio da própria energia da vida, auxilia a pessoa a enxergar as forças que a move, tornando fatos mais compreensíveis (e até mesmo visíveis), aprofundando o autoconhecimento de forma muito objetiva e muito clara.
Sem quaisquer vínculos religiosos ou com qualquer tipo de ocultismo, a Constelação é uma prática pelo bem e pelo amor, mostrando aquilo que precisa ser incluído, aquilo que deve ser organizado e o que necessita ser equilibrado em nós mesmos e em nossas vidas.
Aqui no Instituto realizamos sessões mensais com Grupo de Representantes e também são marcadas sessões individuais, conforme disponibilidade de ambos: terapeuta e cliente.
– Encontros com participação de Representantes
Uma das formas é com grupo de pessoas que poderão se voluntariar como representantes de pessoas, fatos, situações, os quais o constelado traga como seu tema: as partes de seu Sistema que precise de atenção. O facilitador (constelador) acompanha a movimentação dos representantes, e as relações entre eles se desenrolam e assim, ao revelar os padrões que influenciam o constelado, orienta a reorganização das ações que fazem chegar à solução no tema. As energias e as dinâmicas do sistema familiar que emergem através das interações entre os representantes ajudam o cliente a compreender o que precisa ser transformado, resultam no autoconhecimento e no modo possível para alcance de objetivos, sejam decisões ou mais harmonia e equilíbrio em sua vida.
Esse tipo de encontro proporciona uma vivência bastante personalizada e profunda não só para a Constelação em andamento, mas potencializa os fatos também para os demais presentes, especialmente para os representantes, que se oferecem para servirem sem terem qualquer conexão com pessoas, fatos ou situações ali representadas.
Aqui no Instituto as sessões comportam, no máximo, 3 Constelações por encontro, além de 15 ouvintes/representantes, para a devida atenção às questões de cada um.
– Encontros Individuais
Em encontros individuais, o trabalho é mais intimista e direto, além de oferecerem a possibilidade de mais tempo e de olhar de forma mais ampla para um Sistema. Alternativa que oferece maior reserva aos assuntos à serem tratados, quando algumas situações são realmente muito específicas e delicadas, de forma que é pertinente e responsável serem trabalhadas individualmente e em sigilo específico.
O facilitador conduz o cliente a uma vivência terapêutica, onde objetos como bonecos, almofadas, conchas, cordas, etc, poderão servir de “âncoras” para a energia de situações, ações, ou até pessoas participantes daquele tema a ser trabalhado no Sistema. O trabalho individual é igualmente eficaz, mas em algumas situações pode atender a um trabalho mais pessoal, em questões profundas de forma mais detalhada: é uma escolha absolutamente pessoal, conforme o cliente possa se sentir mais à vontade.
As sessões individuais também são muito eficazes para quem tem dificuldades em se expressar em grupo ou deseja um processo terapêutico mais privado, mas é sempre bom lembrar que estar com grupo não significa necessariamente contar intimidades, segredos de família etc.
Outra vantagem talvez seja a possibilidade de exercícios e indicações que possam se incorporar à vida do cliente nas ações do dia-a-dia e que, por si, já irão organizando as situações corriqueiras que possam se tornar os nossos “emaranhados sistêmicos”.
Se você tem interesse em conhecer nosso trabalho de Constelação Sistêmica e sentir os benefícios que esta prática terapêutica pode trazer em sua vida, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em te auxiliar nessa jornada!
Fale com a gente
Preencha com seu nome, e-mail e telefone.
Entraremos em contato para alinhar o melhor dia, horário e esclarecer quaisquer dúvidas que você tiver.